Exposição comemorativa dos 50 anos do Código Civil

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa acolhe entre os dias 22 de Novembro e 20 de Dezembro de 2017 a exposição comemorativa dos 50 anos do Código Civil. Sob o lema de “Código da Cidadania”, trata-se de uma das peças legislativas mais importantes do Direito Português. Os visitantes vão poder observar de perto, entre outros documentos ali expostos, o icónico manuscrito do projeto do Código Civil Português de 1867, da autoria do Visconde de Seabra, cedido pelo Arquivo da Universidade de Coimbra.

«Todos somos iguais e todos temos os mesmos Direitos», pode ler-se num dos diversos painéis com que se pretende, de forma clara e pedagógica, transmitir ao visitante a ideia do que representa para todos os cidadãos o conjunto de normas do Código Civil.

Os visitantes podem ainda assistir a um filme com imagens da década de 60, cedidas pela RTP e pela Cinemateca, entre elas a cobertura feita pela televisão pública da sessão de apresentação do projeto do Código Civil no Supremo Tribunal de Justiça, em 1966.

A exposição está aberta ao público e a entrada é livre.