IV Curso de Pós-Graduação sobre Ética, Direito e Pensamento Político 2016-17

etica thdIV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE ÉTICA, DIREITO E PENSAMENTO POLÍTICO (2016/2017)

Apresentação e objectivos

A Política é um dos temas preponderantes da actualidade. Questões como a natureza do Estado, as funções da sociedade civil e o relacionamento dos cidadãos numa rede interactiva global dominam o debate público. Estes temas requerem uma problematização que vai além de uma leitura meramente “pragmática”, exigindo uma abordagem teórica, capaz de compreender os fenómenos políticos a partir dos princípios que os fundamentam, que os explicam e lhes dão sentido.

Este curso pós-graduado de especialização em Ética, Direito e Pensamento Político – uma colaboração entre a Faculdade de Letras e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – fornecerá os instrumentos analíticos indispensáveis a uma clarificação das grandes questões subjacentes à ideia de política num sentido lato. Como tal, será dada especial atenção às fontes da tradição filosófica, às implicações éticas da actividade política e aos princípios jurídicos e constitucionais que a enquadram.

Condições de matrícula e inscrição

Podem candidatar-se a este curso os titulares de uma Licenciatura ou equivalente. A selecção dos candidatos será feita pela Comissão Científica do curso, mediante apreciação.

Funcionamento e propinas

O curso tem a duração de 2 semestres, exigindo 60 créditos ECTS. O curso é composto por quatro cadeiras semestrais (total de 8h por semana). A propina é de 325 euros por semestre (ou 600 euros pelos dois semestres, optando pelo pagamento integral inicial). A frequência de módulos unitários é sujeita ao pagamento de uma propina de 90 euros.

Avaliação e Diploma

Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas, mediante a elaboração de um pequeno ensaio sobre um tópico do programa. A classificação final do curso resulta da média ponderada dos resultados em cada uma das disciplinas, sendo necessário que o aluno obtenha aprovação em todas elas. Os alunos aprovados no curso terão direito a um Diploma, emitido pela Reitoria da Universidade de Lisboa.

Informações: website do THD-ULisboa – www.thdulisboa.com

Apresentação do Curso de Pós-GraduaçãoÉtica, Direito e Pensamento Político – Cartaz

Para mais informações e esclarecimentosthd@fd.ulisboa.pt – e-mail do Teoria e História do Direito, Centro de Investigação da ULisboa (THD-ULisboa)

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone