Equipa da FDUL sagra-se vice-campeã do European Law Moot Court

A equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa participou na Grande Final Europeia do European Law Moot Court (ELMC), que teve lugar no Tribunal de Justiça da União Europeia, no Luxemburgo, entre 11 e 13 de Abril, perante juízes e advogados-gerais do próprio Tribunal, com as restantes três equipas apuradas: a Universidade Autónoma de Madrid (Espanha), a Universidade de Lund (Suécia) e o Colégio da Europa (Bélgica). Após ter competido na semi-final com a Universidade de Lund, a equipa portuguesa foi apurada para a final, onde se bateu com uma equipa de mestrandos do Colégio da Europa, sagrando-se vice-campeã. Nunca uma equipa portuguesa (ou ibérica) tinha chegado tão longe em 29 anos de competição. A equipa do ELMC era composta pelos estudantes Ana Sofia Rolim, Carolina Batista, David Noel Brito, e Vasco Costa Santos.

Cada uma das quatro equipas apuradas para a Final Europeia venceu uma das Finais Regionais, tendo a equipa da FDUL vencido a ocorrida em Belgrado, batendo a equipa da Universidade da Haia numa final que foi julgada por dez advogados e académicos especialistas em Direito da União Europeia. Ao longo da competição, a equipa defrontou equipas de outras dez prestigiadas universidades europeias, entre as quais Heidelberg, Paris II, Helsínquia, Turim, Edimburgo, Lucerna ou Bruxelas.

A equipa foi treinada pelo Dr. Tiago Fidalgo de Freitas, pelo Prof. Doutor Rui Tavares Lanceiro e pelo Dr. Spiros Drosos e pôde contar com o apoio institucional da Faculdade – designadamente através da Direcção e do Gabinete Erasmus e de Relações Internacionais –, bem como da sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados RL. Teve ainda o apoio inestimável de um conjunto apreciável de docentes, advogados e alunos que, no seu tempo livre, generosamente se disponibilizaram para ajudar na respectiva preparação e a quem cumpre agradecer.


Comments are closed.

X