Equipa da FDUL alcança resultado histórico no Jessup

A equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa que competiu neste ano, em representação da República Portuguesa, na 59.ª edição do Phillip C. Jessup Internacional Law Moot Court Competition – constituída pelos estudantes Bárbara Belo Machado, Bernardo Kahn, Inês Cavaco, José Cortes e Tomás Ludovice – sagrou-se vice-campeã do European Friendly que teve lugar em Nicósia (Chipre), entre 2 e 4 de Março. Ao nível individual, destacaram-se o José Cortes, o Tomás Ludovice e o Bernardo Kahn, premiados como participantes integrantes da lista de 10 melhores oradores do Friendly Europeu.

A equipa participou depois nas rondas internacionais em Washington, D.C., entre 1 e 7 de Abril. Aí competiu contra as equipas campeãs nacionais do Brasil (Universidade de São Paulo), Rússia (Kutafin Moscow State Law University), Suíça (Geneva Academy) e Iraque (American University of Iraq). Ficou classificada na 61.ª posição entre 125 equipas, e alcançou a mais alta pontuação individual absoluta de uma equipa portuguesa até à data (2958 pontos), reveladora de elevada qualidade no desempenho dos alunos quer nas alegações escritas, quer nas rondas orais.

A equipa foi treinada pelo Prof. Doutor Rui Tavares Lanceiro, bem como pelos Dr. Diogo Conchinhas, Dr.ª Leonor Catela e Dr. Paulo Simões Ramos, que competiram pela Faculdade no Jessup em anos anteriores, e pôde contar com o apoio institucional da Faculdade – designadamente através da Direcção e do Gabinete Erasmus e de Relações Internacionais –, bem como da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa e da VdA Academia.

Teve ainda o apoio inestimável de um conjunto apreciável de docentes, advogados e alunos que, no seu tempo livre, generosamente se disponibilizaram para ajudar na respectiva preparação e a quem cumpre agradecer.