O primeiro semestre deve ser realizado na Universidade de inscrição (primeira universidade). O segundo semestre pode ser realizado na primeira universidade ou numa das Universidades do Consórcio, que conferem grau (segunda universidade). O terceiro semestre pode ser realizado numa Universidade do Consórcio, diferente da primeira universidade. O quarto semestre deve realizar-se na primeira universidade.

Os alunos que se inscrevam em Lisboa deverão realizar o primeiro e o quarto semestres na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A título de exemplo:

SemestreHipótese 1Hipótese 2Hipótese 3
PrimeiroFaculdade de Direito da Universidade de LisboaFaculdade de Direito da Universidade de LisboaFaculdade de Direito da Universidade de Lisboa
SegundoFaculdade de Direito da Universidade de LisboaSegunda Universidade (Leibniz Universität Hannover, Université de Rouen, Mykolo Romerio Universitetas)Segunda Universidade (Leibniz Universität Hannover, Université de Rouen, Mykolo Romerio Universitetas)
TerceiroSegunda Universidade (Leibniz Universität Hannover, Université de Rouen, Mykolo Romerio Universitetas)Faculdade de Direito da Universidade de LisboaTerceira Universidade (Leibniz Universität Hannover, Université de Rouen, Mykolo Romerio Universitetas)
QuartoFaculdade de Direito da Universidade de LisboaFaculdade de Direito da Universidade de LisboaFaculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Os alunos que escolham a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa como primeira Universidade devem frequentar as disciplinas equivalentes ao Curso de Mestrado em Prática Jurídica (optando por uma das suas variantes), podendo igualmente escolher até três Cursos Intensivos.

No total, para obter o grau de mestre, os alunos deverão completar 120 ECTS e os estudos podem ser enriquecidos com a realização de um estágio.

X