Conselho Pedagógico | Discussão pública de propostas de alteração ao Regulamento de Avaliação da Licenciatura

À Escola,

Como é do conhecimento da comunidade académica, o Conselho Pedagógico tem vindo a discutir a alteração do Regulamento de Avaliação da licenciatura, tendo chegado a deliberar, na reunião de 23 de junho, que as alterações a introduzir se destinavam a produzir efeitos a partir do corrente ano letivo, de 2016-17.

Nesse sentido, o Conselho Pedagógico admitiu e sujeitou a discussão pública a proposta de alteração ao Regulamento de Avaliação apresentada pelo seu Presidente, Senhor Prof. Doutor Jorge Reis Novais, que, por mensagem de 24 de junho de 2016, apelou especialmente a todos os docentes interessados que tomassem posição sobre a proposta e sobre o processo de revisão, em ordem a que todas essas opiniões pudessem ser devidamente consideradas pelo Conselho.

Posteriormente, o Senhor Prof. Doutor José Alberto Vieira e outros signatários apresentaram uma proposta diversa de alteração do Regulamento de Avaliação acompanhada de uma carta justificativa.

Entretanto, foram recebidos vários contributos, propostas e sugestões de docentes e discentes, prova de que “há um interesse significativo da Escola neste tema, demonstrativo de que, mesmo apesar das dificuldades do calendário, se está a fazer uma discussão participada como nunca existiu na Faculdade sobre o Regulamento de Avaliação”, conforme observou na altura o Prof. Doutor Jorge Reis Novais.

Contudo, não foi possível concluir o processo de alteração do Regulamento de Avaliação na reunião do Conselho Pedagógico de 28 de julho, na qual o Senhor Prof. Doutor Jorge Reis Novais comunicou que decidira renunciar com efeitos imediatos ao cargo de Presidente e ao mandato de membro do Conselho.

Após a eleição do novo Presidente, na reunião de 26 de setembro, o Conselho Pedagógico deliberou, na sua última reunião, que importa retomar quanto antes o processo de alteração do Regulamento de Avaliação da licenciatura, interrompido no final do mês de julho, tendo por base as duas propostas já apresentadas, mas sem prejuízo de quaisquer outros contributos, já apresentados ou que ainda venham a sê-lo, até à próxima reunião do Conselho, convocada para o dia 17 do corrente mês de outubro.

Admitidas e sujeitas novamente a discussão públicas as duas propostas de alteração ao Regulamento de Avaliação, que se anexam em conjunto com a redação em vigor, convidamos os interessados a tomar posição sobre as propostas e sobre o processo de alteração, a fim de que a sua opinião possa ser devidamente considerada pelo Conselho Pedagógico.

Com as melhores saudações académicas,

José Renato Gonçalves
Presidente do Conselho Pedagógico