Chamada para seleção de alunos para Programa INnetCAMPUS | Call for selection of students participating in INnetCAMPUS program

innet logoA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Fundação ONCE, a Faculdade Artesis Plantijn da Universidade de Antuérpia (Bélgica) e a Universidade de Granada (Espanha) vão realizar o Programa INnetCAMPUS.

Este programa tem como objetivo proporcionar uma experiência em ambiente universitário a jovens estudantes com necessidades educativas especiais, provenientes do ensino secundário ou equivalente.

Os alunos selecionados irão passar cinco dias no campus universitário de uma das três universidades parceiras desta projeto (Portugal, Espanha ou Bélgica).

OBJETIVOS
Prevenir uma desistência escolar precoce, promover o acesso universitário a alunos com necessidades educativas especiais, fomentar a mobilidade internacional destes estudantes e facilitar, às universidades europeias, a identificação de possíveis melhoramentos dos seus campus, em especial para a sua melhor adequação a uma educação inclusiva que garanta a igualdade de oportunidades para todos os alunos.

O Programa oferece 45 vagas para participação no Campus Europeu Inclusivo (INnetCAMPUS), financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, com a realização intensiva de atividades académicas, culturais, desportivas e de lazer, entre outras, de natureza inclusiva. Visa-se, deste modo, aproximar os jovens com necessidades educativas especiais à Universidade, proporcionando-lhes um primeiro contato e conhecimento da vida académica e das oportunidades de desenvolvimento profissional.

Em cada um dos campus inclusivos, os alunos portugueses viverão, durante uma semana, com 10 estudantes com necessidades educativas especiais de outras nacionalidade (5 espanhóis e 5 belgas), em regime de pensão completa em ambiente universitário.
Todo o apoio e material de suporte, incluindo assistência pessoal e supervisão, é providenciado por cada uma das Universidades ou Faculdades de acolhimento. As despesas com o alojamento, viagens e alimentação são cobertas pelo Programa.

DESTINATÁRIOS
Este Programa é dirigido a alunos do Ensino Secundário ou equivalente (incluindo Cursos Vocacionais e de Formação Profissional) com necessidades educativas especiais de nacionalidade portuguesa, belga ou espanhola.

Requisitos:
1) Ser aluno com necessidades educativas especiais matriculado em 2015-2016 no Ensino Secundário ou equivalente (incluindo Cursos Vocacionais e de Formação Profissional) com idade entre os 15 e 18 anos.
2) Ter um certificado/atestado legal de necessidade educativa especial.
3) Conhecimentos médios de Inglês (pelo menos nível B1, Quadro Europeu de Referência, CEFR).

PRAZO DE CANDIDATURA
As candidaturas estarão abertas entre 6 de maio e 10 de junho até à meia-noite, com o envio dos documentos e dados solicitados por email para erasmus@fd.ulisboa.pt.
Os resultados oficiais serão conhecidos num prazo máximo de cinco dias a contar do dia seguinte ao encerramento das candidaturas, sendo os encarregados de educação notificados por telefone ou email.

+ INFORMAÇÃO: AQUI

————

The INnetCAMPUS program will be carried out with the financial support of the Erasmus + program of the European Commission.
It is a combined action of ONCE Foundation, as coordinator of the Project,the Artesis Plantijn University College Antwerp (Antwerp, Belgium), the University of Granada (Spain) and the University of Lisbon (Portugal).

CALL’S OBJECTIVE
It is intended for young students with disabilities who are attending Compulsory Secundary Education or High School (or their equivalents according to their country of origin) so they can learn and live first-hand the university experience. Students will stay on college campuses for five days in one of the three partner universities in: Belgium, Portugal and Spain.
This programs’ goals are to prevent early school dropout, promote the access to college of young people with disabilities, promote the international mobility of this group of students, and to help European universities identify improvement opportunities on its campuses, so that they are better equipped to provide an inclusive university education, and equal opportunities for all students.

This programme allows the participation of 45 students in the European Inclusive Campus, INnetCAMPUS, funded by the Erasmus+ Programme of the European Union, where intensive programmes including academic and cultural dissemination, sports and other leisure inclusive activities will be developed. This is aimed at bringing these young people closer to the University, providing a chance to get a first-hand insight into the educational, vital and professional growth opportunities offered by university life.

SUBJECT
This programme is addressed to Belgian, Portuguese and Spanish students with disabilities in their last compulsory period of High School or taking Vocational Training courses.
Requirements for the selection:
1) Being a student with disabilities enrolled in the 2015-2016 academic year in Baccalaureate or in Vocational Training courses, and ranging in age from 15 to18.
2) Being in possession of a legal disability certificate.
3) English language skills (B1, Common European Framework of Reference, CEFR).

APPLICATION PERIOD
From May 6th, 2016 to June 10th, 2016 at 12pm, sending the data form and the scanned required documents at erasmus@fd.ulisboa.pt.

+ INFORMATION: HERE