A FDUL divulga… | Conferência The Post – Segredo de Estado e Secretismo Politico: onde acaba um e começa o outro?

No âmbito do lançamento do filme The Post, a Amblin e a NOS Audiovisuais convidam-no a assistir à Conferência “Segredo de Estado e o Sincretismo Político: onde acaba um e começa o outro?”.

A ideia da realização desta Conferência nasceu do tema do filme, que será lançado no próximo dia 25 de Janeiro e que lhe dá o nome. A história contada pelo filme The Post, realizado por Steven Spielberg e com seis nomeações para os Globos de Ouro, é baseada em factos verídicos e relata a batalha, sem precedentes, entre o jornalismo e o Governo norte-americano, a propósito da publicação no The Washington Post, dos ultrassecretos ‘Papeis do Pentágono’. Considerando que a questão do relacionamento entre o jornalismo e a política e do equilíbrio entre estas duas atividades são muito atuais e passíveis de um aprofundamento local, em ambiente de saudável debate, a NOS Audiovisuais e a Amblin tomaram a iniciativa de promover este espaço de debate que contará com a presença de nomes incontornáveis do jornalismo e da politica nacionais, tais como, Paulo Ferreira, Bernardo Ferrão, Alexandra Borges, Duarte Marques, Miguel Pinheiro, Luís Pedro Mota Soares,  Joaquim Vieira, Paulo Baldaia, Sandra Felgueiras, Bárbara Reis, Jorge Bacelar Gouveia, Graça Franco, Rui Pereira e Nuno Rogeiro.

Como referido, os dramas pessoais vividos no filme pela publisher do Washington Post Katharine Meyer Graham (Meryl Streep) e  pelo seu editor Ben Bradlee (Tom Hanks) trazem à tona questões que continuam muito presentes nos dias de hoje:

– Até onde vai o Segredo de Estado? Como diferenciamos o Segredo de Estado do Secretismo Político?

–  Que angústias criam o jornalismo de investigação nos jornalistas que o desenvolvem?

–  Qual a contribuição da Imprensa para o equilíbrio democrático?

–  Estará a imprensa portuguesa preparada para assumir este equilíbrio?

– Como lidam os decisores e legisladores com os avanços mediáticos?

 


Comments are closed.

X